terça-feira, 16 de julho de 2013

Minoxidil e Pantogar

Bom... Andei meio ausente daqui.. minha vida anda cada dia mais corrida.
Depois do casamento da minha irmã começamos a ver os preparativos do nosso.
E como é corrido, já fomos em uns 4 buffets e visitamos algumas igrejas, mas nada ainda me agradou.
Mas escreve depois só sobre isso, rs
Quero falar sobre a minha consulta com o dermatologista e sobre o que aconteceu com meu cabelo...
Por causa de todo stress e de progressivas.. .rsrs, meu cabelo começou a ficar mais e mais ralo, eu já tinha percebido mas só me assustei quando minha tia me viu e falou que eu estava ficando careca..
Imagina o meu desespero, eu que sempre fui extremamente vaidosa, que não saio de casa sem salto e maquiagem e de cabelo impecável, ficar careca?? Até chorei... Eu que nunca gostei de cabelo comprido estou deixando crescer para o meu casamento, porque se ele não estiver grande não vou poder usar a mantilha de renda que eu tanto quero.. rs
Na mesma semana eu marquei o dermatologista.
Passei no dermato, que foi extremamente sensacional e me explicou que o meu problema não é progressiva e sim o fator genético, e que sim eu posso ficar careca se eu não tratar, o nome da doença é alopecia androgenética, e tenho uma tia minha que tem os cabelos cada vez mais ralos por causa disso.
O médico me indicou o uso do minoxidil 3% no couro cabeludo uma vez ao dia, de preferencia a noite.
Já te um mês que estou usando, Já vi diferença, nada muito grande em relação a nascimento de novos fios, mas em relação a queda, meu cabelo parou de cair...
Já fiquei extremamente feliz com isso, e percebi que meu cabelo parece até estar mais volumoso.
Até cortei o cabelo para tirar o bico dele, pois usava um corte chanel já tinha uns 2 anos e estava enjoada, tudo para começar a mudança a partir do mês passado, tirei uns 3 dedos e espero que eles cresçam bem rápido..rs
Tenho consulta no dermatologista no próximo mês e ai vamos ver o que ele tem a dizer sobre isso.
Na semana passada fuçando na internet achei alguns blogs falando sobre o milagroso Pantogar®.
E como boa curiosa que sou, pesquisei muito e só li coisas maravilhosas sobre ele.
A única desvantagem dele é o preço, achei bem caro, achei na Ultrafarma a caixa com 90 cápsulas por R$ 149,93, e dura exatamente um mês já que são 3 cápsulas por dia.
Primeiro mandei um email para o meu dermatologista perguntando se poderia tomar e ele me disse que ainda não era indicado, portanto ele não me deu a receita. 
Mas eu como adoro essas novidades, procurei até achar uma farmácia que manipulasse sem receita. Mas foi bem difícil diga-se de passagem.
Por fim achei na internet também a fórmula para manipular. E enfim achei uma farmácia de manipulação que manipulava sem receita, e o preço ficou extremamente mais barato, retirei ontem e paguei R$ 36,00 em 90 cápsulas.
Segue abaixo a fórmula que eu mandei para a farmácia.

Fórmula do Pantogar Manipulado:
Queratina 20mg
Cistina 20mg
PABA (Ácido Aminobenzóico) 20mg
Levedo Cerveja 100mg
Tiamina 60mg
Pantotenato de Cálcio 60mg

Hoje iniciei o uso do Pantogar® e espero ver os resultados em breve, a noite vou tirar fotos do meu cabelo e medir o tamanho que ele esta para poder ir acompanhando o crescimento.
Estou animada e com medo, mas é por minha conta e risco e não indico a ninguém fazer o que estou fazendo porque da mesma forma que meu cabelo pode crescer muito, ele também pode cair.

Aqui segue a bula do Pantogar® e também as indicações que achei no site da Biolab que é a empresa responsável por ele.

Pantogar®

Queratina, cistina e associações
Uso adulto ou pediátrico (crianças maiores de 12 anos)
Via oral

Composição - Pantogar

Cada cápsula contém:
Pantotenato de cálcio 60 mg; Cistina 20 mg; Nitrato de tiamina 60 mg; Levedura medicinal 100 mg; Queratina 20 mg, Ácido aminobenzóico 20 mg. Excipientes: Celulose microcristalina, talco, estearato de magnésio, povidona, dióxido de silício.

Indicações - Pantogar


Perda difusa de cabelos (perda de cabelo por razões desconhecidas). Alterações degenerativas na estrutura de cabelo (cabelo enfraquecido, fino, não-maleável, quebradiço, sem vida, opaco e sem cor); cabelos danificados pela luz do sol e radiação UV; prevenção do aparecimento de fios brancos. Desordens no crescimento das unhas (unhas quebradiças, rachadas e pouco maleáveis).

Contra-indicações - Pantogar

Hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Advertências e precauções - Pantogar


Uma vez que a formação dos cabelos ocorre lentamente, é importante tomar PANTOGAR® regularmente, na dose prescrita, por um período de 3 a 6 meses, para garantir o sucesso do tratamento. PANTOGAR® não é indicado para alopecia cicatricial ou androgenética/convencional (calvície masculina). Entretanto, nestes casos, PANTOGAR® pode fortalecer os cabelos remanescentes. A alopecia cicatricial se caracteriza pela ausência ou diminuição definitiva dos pêlos, podendo ser causada por traumas, queimaduras químicas ou físicas, infecções por fungos, bactérias, vírus ou outros parasitas, câncer interno e doenças, tais como: líquen plano pilar, lúpus eritematoso, esclerodermia, mucinose folicular. Se os sintomas persistirem ou se o objetivo do tratamento não for alcançado, consulte o seu médico.

Principais interações medicamentosas e/ou alimentos - Pantogar

Não são conhecidos relatos de interação de PANTOGAR® com outros medicamentos, alimentos, tabaco ou álcool. Entretanto, caso tenha sido tratado com um medicamento que contenha uma sulfonamida (por exemplo: sulfabenzamida, sulfacetamida, sulfacloropiridazina, sulfacrisoidina, sulfadiazina, sulfametoxazol), informe o seu médico antes de usar PANTOGAR®.

Restrições a grupos de risco - Pantogar


Gravidez: Recomenda-se que PANTOGAR® seja utilizado apenas na segunda metade da gestação. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Lactação: Não são conhecidas restrições para o uso do produto durante a lactação. Pediatria: Não se recomenda o uso do produto por crianças menores de 12 anos de idade, uma vez que não foram realizados estudos específicos para esta faixa etária. Geriatria (idosos): Não são conhecidas restrições para o uso do produto por pacientes idosos.
Insuficiência renal/hepática: Não são conhecidas restrições para o uso do produto por pacientes cominsuficiência renal ou hepática.
Não há contra-indicação relativa a faixas etárias.

Modo de usar e posologia - Pantogar

Se não houver orientação médica contrária, seguir exatamente a dosagem a seguir: Adultos: 1 cápsula, 3 vezes ao dia, por via oral.
Crianças maiores de 12 anos de idade: 1 a 2 cápsulas ao dia, de acordo com a idade, por via oral. A duração média do tratamento é de 3 a 6 meses. Se necessário, o tratamento pode ser continuado ou repetido.

Reações adversas - Pantogar


Foram relatados raros casos de reações de intolerância ao medicamento, tais como: aumento repentino de suor; pulso acelerado; reações dermatológicas, como coceira e urticária, ou desconforto gastrointestinal, como queimação, náuseas, gases e dor abdominal.

Apresentações - Pantogar


Caixas com 30 e 90 cápsulas.

Venda Sob Prescrição Médica.
Registro no M.S. 1.0974.0196.
BIOLAB SANUS Farmacêutica Ltda. 

4 comentários:

  1. Oi Carol,

    Também passei por esse problema. Meu cabelo é extremamente fino e sempre fiz uso de progressivas. Não sei se tenho alopecia androgenética ou se minha queda foi causada por progressivas, acredito que o uso exagerado de químicas foi o que acabou com meu cabelo.
    Enfim, comecei o tratamento em agosto de 2013 com minoxidil 4% e pantogar manipulado, estou amando os resultados. Meu cabelo voltou a encher, as falhas desapareceram.
    Estou usando tbm o Centrum mulher, tem a mesma concentração de Biotina que o Eximia Fortalize e é muito mais barato.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi amiga voce pode me passar a formula do BIOTINA ?
      vou tentar manipular .
      obrigadinha.
      Rosangela.

      Excluir
    2. oi amiga voce pode me passar a formula do BIOTINA ?
      vou tentar manipular .
      obrigadinha.
      Rosangela.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir